Embora tantos países ao redor do mundo tenham seus próprios parques nacionais, é impossível negar a incrível biodiversidade no ambiente do nosso país.
Neste país sul-americano, você encontrará montanhas, desfiladeiros, florestas tropicais, dunas de areia e belas praias apenas esperando para serem exploradas.
Existem dezenas de parques nacionais no Brasil para adicionar sua lista de viagens, mas estes são alguns dos melhores para começar suas aventuras.
Afinal o Brasil é um país imenso e incrivelmente lindo.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Um dos parques nacionais mais emblemáticos e impressionantes de todo o Brasil é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, devido à sua paisagem de dunas de areia.
Você pode alugar um carro 4 × 4 ou fazer um passeio pelo parque.
Como alternativa, caminhe pelas dunas para experimentá-las de perto e fazer um ótimo treino ao mesmo tempo.

Embora pareça uma paisagem desértica, também existem lagos e rios que correm por ela.
Muitas pessoas preferem visitar este parque entre julho e setembro, porque é quando os lagos se enchem de água.
Parque Nacional da Chapada Diamantina
Os entusiastas das cavernas vão adorar o Parque Nacional da Chapada Diamantina por causa das oportunidades de exploração subterrânea aqui.
Outras características notáveis do parque são as formações rochosas e cachoeiras, incluindo a Cachoeira da Fumaca, muito alta.

Poço Encantado e Poço Azul são buracos subterrâneos cheios de água que também são destaques de uma viagem a esse parque nacional.
O parque está localizado na Bahia, uma província do nordeste do Brasil e um lugar divertido para fazer um passeio de trekking ao Vale Patey.
Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu no Brasil, juntamente com o Parque Nacional do Iguaçu na Argentina, abriga algumas das cachoeiras mais incríveis que você já viu.
As cachoeiras aqui criam nuvens de névoa que incentivam a vegetação exuberante a crescer e fornecem habitats para a vida selvagem.
Espécies notáveis aqui incluem o tamanduá-gigante e a lontra-gigante.

Na fronteira com dois países, esta área do parque é frequentemente melhor vista em um passeio de helicóptero para levá-lo acima das cataratas e obter vistas inesquecíveis da região.
Você também pode experimentar este parque caminhando ou fazendo um passeio de barco.
O parque das aves também é uma atração turística popular neste parque nacional.
Parque Nacional Aparados da Serra
O Parque Nacional Aparados da Serra é um parque nacional bem estabelecido no Brasil e um ótimo lugar para se visitar, se você gosta de fazer caminhadas.
Aqui você pode experimentar impressionantes gargantas, cachoeiras e florestas tropicais.
É frequentemente nebuloso nesta parte devido à sua localização perto do oceano.

É um parque relativamente pequeno, mas que ainda abriga muitas espécies de aves, mamíferos e anfíbios.
O número de visitantes por dia é restrito para ajudar a conservar o parque e limitar as ameaças à biodiversidade.
Está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul e é administrado pelo Parque Nacional Serra Geral.
Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil, que remonta ao seu estabelecimento em 1937, e é o lar de algumas das montanhas mais altas do país.
Você precisará de algumas habilidades de alpinismo para chegar ao cume de algumas dessas montanhas épicas, embora caminhadas mais fáceis também estejam disponíveis.
Este também é um local privilegiado para observadores de pássaros, porque existem centenas de espécies nativas aqui.

Junho a agosto são ótimos momentos para visitar este parque, porque esta é a estação seca e quando você pode realmente apreciar a paisagem e as vistas.
Parque Marinho Nacional Marinho de Fernando de Noronha
O Parque Marinho Nacional Marinho de Fernando de Noronha é um parque marinho composto por várias ilhas no oceano e ao longo da costa do Brasil.
Existem seis ilhas que fazem parte deste arquipélago, mas muitas pessoas passam apenas um tempo na ilha principal.
Venha ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha para nadar, mergulhar com snorkel e surfar.

As águas cristalinas também são ideais para mergulho.
Esta é uma bela área de praia do Brasil que abriga muitos tipos de peixes e fauna marinha, como tartarugas.
O número de visitantes aqui é limitado por dia para ajudar a preservar o meio ambiente.
Panorama do Pantanal
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
Visite o Parque Nacional Pantanal Matogrossense para conhecer a região de pântanos do Brasil, que na verdade faz parte da maior área de pântanos do mundo.
Muitas espécies de animais selvagens chamam esse parque de lar, incluindo pássaros exóticos, macacos, antas e onças.
Como é um parque remoto que não é acessível rapidamente, é melhor dedicar vários dias ou mais para chegar aqui e vê-lo.

Muitos viajantes optam por ficar em eco-pousadas com foco sustentável para acomodações ao visitar esta região.
Fica na província do sul de Mato Grosso e é uma excelente oportunidade para realmente se desconectar da sua vida agitada e mergulhar na natureza.
Parque Nacional Jericoacoara
Também é uma experiência incrível visitar o Parque Nacional Jericoacoara por suas oportunidades de praia e esportes aquáticos.
Esta é uma área popular para windsurf e vela. Além da praia, você também encontrará dunas, pântanos e florestas neste parque nacional.
Faça um passeio de veículo 4 × 4 para chegar ao parque e explorar as dunas de areia no caminho para conhecer o resto do parque.

O Parque Nacional de Jericoacoara está localizado no estado do Ceará, e o nome “Jericoacoara” é uma palavra indígena tupi que significa “covil de tartarugas”.
O sandboard nas dunas do Parque Nacional Jericoacoara é outra atividade popular para experimentar quando você está nesta parte do Brasil.
Chapada dos Guimarães
A Chapada dos Guimarães é outro belo parque nacional no Brasil que vale a pena passar um tempo, especialmente se você gosta de desfiladeiros, cavernas e cachoeiras.
Existem muitos tipos diferentes de árvores aqui, pinturas rupestres antigas e oportunidades para avistamentos da vida selvagem.
Essa parte do Brasil passa por uma estação chuvosa entre dezembro e abril; portanto, os melhores horários para visitação são entre junho e setembro.

De fato, as rotas geralmente se tornam inacessíveis e perigosas durante a estação chuvosa.
O parque fica no estado de Mato Grosso, Brasil, na Reserva da Biosfera do Pantanal e tem uma história profunda com os povos ancestrais nativos.